Manauara e o civismo

O civismo e o amor do manauara

Por Denys Cruz

A multicultura manauara e o amor que este povo expressa por sua terra, deixa claro ao restante do país de que somos um povo que ‘morre’ de amores por nossa Manaus. Diferente do que escreveu Leandro Humberto, no link http://anivelde.org/thepompeiatimes/2009/08/19/manaus-e-um-erro.htm falando sobre uma cidade suja e mal administrada, chegando até a não indicá-la a possíveis visitantes, ressalto que Manaus é maior do que toda e qualquer opinião pequena e injusta sobre ela.

Em parte, o blogueiro tem razão. Estamos com problemas sérios no âmbito do transporte público. Quem desfruta do ‘serviço’ sabe quão distante estamos de uma cidade perfeitamente trafegável, sob a ótica dos que são, de fato, usuários dos coletivos da capital.  Seguindo esta linha de falhas graves, entramos na parte de saneamento básico, falta de acesso a água potável e outras deficiências de políticas públicas, que percebemos ser este um assunto de redação muito parecida em todo o país.  

Sem entrar em detalhes culturais riquíssimos e que já são sabidos por todos, Manaus, que manifesta uma cultura completamente diferenciada e rica, abarcando em harmonia a todos que aqui chegam, merece, acima de tudo, respeito. Até nosso modo de expressar o civismo e o amor a pátria também é único. Faço questão de destacar o patriotismo que vi no último dia 07 de setembro. As palmas e gritos das mais de 80 mil pessoas que estiveram no sambódromo para presenciar o desfile militar, deixaram claro o interesse da população em demonstrar o civismo do manauara por seu país, confirmando tamanho amor à pátria associado à alegria de pertencer a uma terra tão rica em simpatia.

Leandro, falta apenas o nosso país conhecer mais sobre o que acontece na cidade mais importante da região norte. Quem toma conhecimento de nossa história percebe o grau de relevância social que exercemos sobre esta nação. Deixo aos amigos a imagem capturada de um menino, que durante o desfile militar em Manaus, contempla a passagem dos helicópteros do exército brasileiro.

 

Anúncios

2 Respostas to “Manauara e o civismo”

  1. paulo sergio Says:

    ai eu marchei também pelo formando cidadãos mano foi só o filé

  2. Leo Says:

    Eu li o comentario do Leandro e visitei este site. Sou Paulista e trabalhei em Manaus prestando serviços de 2001 a 2005. De 2005 a 2009 eu fixei residencia na cidade.
    Ora, se fosse ruim, obvio que eu nao teria até comprado uma casa lá. Só fui embora porque sai do emprego nessa crise e voltei pra SP. Mas pensem se eu receber uma proposta de trabalho se não embarco no voo que chega as 13:40h rsrsrsrs.
    Viajei o Brasil todo. Todo lugar tem problemas. Todo lugar tem gente feia, gente bonita, gente bacana, gente chata,etc.
    Se voce quiser só ver problemas, é isso que vai encontrar.
    Mas eu vi em Manaus um povo alegre, hospitaleiro (sempre me receberam bem) e digo uma coisa a todos: MEUS MELHORES AMIGOS SÃO DE MANAUS. Falo com eles por email, por sms, por orkut, por telefone. Tenho saudades.
    Tem sujeira? tem sim, igual em SP, RJ, etc
    Tem assalto? Tem sim, igual na Av. Paulista, no Leblon, etc
    Tem transito? Tem, igual em SP, RJ.
    Mas tem os banhos, tem o Fellice, tem a Ponta Negra.
    A internet é cara? É sim, o triplo de SP, mas vai voce tentar puxar fibra optica na mata. Só o Exercito tem peito pra uma obra dessas.
    A comida é cara? É sim, muito cara. Mas tenta levar sorvete daqui de SP pra Manaus em container refrigerado e ve quanto custa o frete.
    Viver bem é sabedoria. De Manaus só guardo as boas lembranças.
    Quando tirar ferias, vou pra Manaus matar a saudade. Egua maninho, quem come jaraqui nao sai daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: